Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A diretoria colegiada da Aneel deu um passo importante no que se refere à antecipação da operação da UTE Termopernambuco. Foi aprovado nesta terça-feira, 24 de setembro, o modelo de Termo Aditivo de antecipação do início do período suprimento do CRCAP decorrente do LRCAP de 2021. Esse tema estava no bloco da pauta da reunião. A antecipação é um dos mecanismos que o governo pretende utilizar para mitigar os efeitos da crise hídrica.

A previsão de início do despacho da usina é de 14 de outubro. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e a geradora têm até 10 dias úteis a partir da data de comunicação, para assinarem o contrato de antecipação.

Em fevereiro de 2024, a Neoenergia solicitou ao MME e ONS a avaliação da viabilidade de antecipação de início de suprimento do CRCAP nº 14/2021. Segundo o Operador, havia a viabilidade para a antecipação dos referidos contratos, visto que a geração dessa usina poderia contribuir para o suprimento de potência em 2025 e 2026. Após comunicações entre o MME e o ONS, o Operador indicou que  a antecipação ocorreria a partir de outubro. Então o MME solicitou à Aneel as providências necessárias para atendimento desse prazo.

Em 21 de dezembro de 2021, foi realizado o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2021, no qual a Termopernambuco S.A. sagrou-se vencedora. O início original da operação era previsto para o dia 1º de julho de 2026.