Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Isa Cteep anuncia os avanços do projeto Minuano com a obtenção da licença de operação emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), do Rio Grande do Sul, para a energização de duas linhas de transmissão, o seccionamento de 525 kV Caixas – Caxias Norte – Itá e a de 230 kV Caxias Norte – Caxias 6, que somam 35 quilômetros de extensão, com passagem pelos municípios de Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.

Considerado todo o escopo, o projeto Minuano – localizado nas cidades de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis – engloba a construção de 115 km de linhas de transmissão, dos quais 38 km são em circuito duplo, além da implementação de uma subestação com 2.700 MVA de potência. O empreendimento contribuirá com o escoamento de energia na Região Sul do País, além de aumentar a qualidade no atendimento à Região Serrana do Estado do Rio Grande do Sul.

Subestação Caxias Norte

Em março, a companhia já obteve a licença de operação da subestação Caxias Norte, com 195 mil m² de área instalada, sendo 77 mil m² de área energizada. Com 2.700 MVA de potência, equivalente ao abastecimento para 2,4 milhões de habitantes.

Arrematado no Leilão de Transmissão nº 02/19, realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o empreendimento tem Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 48,3 milhões (ciclo 2023/2024). O investimento previsto pelo regulador é superior a R$ 681 milhões e o prazo de entrega é março de 2025.