Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27 de setembro, a portaria 812/2024, divulgando para consulta pública a minuta de Portaria com as diretrizes para a realização do Leilão para Contratação de Potência Elétrica, a partir de novos sistemas de armazenamento que acrescentem potência elétrica ao Sistema Interligado Nacional, o “Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência”. O certame está, inicialmente, previsto para junho de 2025, com contratos de 10 anos, com início de suprimento em 1º de julho de 2029.

As contribuições dos interessados devem ser enviadas através da página do Ministério de Minas e Energia na internet e no Portal Eletrônico Participa + Brasil. O prazo é de 30 dias a partir da publicação.

Em comunicado à imprensa, a Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento de Energia destaca e parabenizou o MME pela CP. De acordo com a associação, traz luz e norteia os caminhos para a realização do Primeiro Leilão exclusivo para baterias em 2025.

De acordo com a ABSAE, que prometeu participar da consulta, a iniciativa representa um avanço decisivo para o fortalecimento da capacidade e flexibilidade operativa do Sistema Interligado Nacional.

O Leilão prevê a contratação voltada para sistemas de armazenamento de energia que proporcionem resposta instantânea e flexibilidade operativa, com disponibilidade de potência máxima de 4 horas diárias e entrega de potência de 30 MW, a fim de garantir a viabilidade operacional.

Estudos da associação demonstram que, a depender das condições do certame, o armazenamento de energia pode promover uma economia de até 46% para o consumidor frente à contratação de usinas térmicas.