Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eneva fechou um contrato de compra e venda de gás natural com a Termopernambuco, sociedade essa controlada pela Neoenergia, para fornecimento de gás natural em modalidade 100% flexível para a UTE. O acordo será para o suprimento de combustível para o período de antecipação do contrato de reserva capacidade (CRCAP), que tem seu início previsto para 01 de outubro de 2024 e término em 30 de junho de 2026.

A Termopernambuco poderá solicitar à Eneva uma quantidade de até 2.400.000 m³/dia de gás natural, em modalidade 100% flexível, para geração termelétrica no contexto do CRCAP, tendo a companhia exclusividade no fornecimento do gás necessário para atendimento aos despachos da usina pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante o período do contrato.

De acordo com a companhia, o contrato considera duas parcelas: uma fixa, para remunerar a reserva de capacidade do FRSU e assegurar a disponibilidade de gás para o cliente, e uma variável, atrelada ao índice de preço de gás natural liquefeito (GNL) LNG Japan/Korea Marker (Platts), para remunerar o gás que será solicitado pela UTE Termopernambuco em caso de despacho.

Vale destacar que o suprimento do gás natural será realizado a partir de GNL importado no Hub Sergipe, por meio da Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que possui capacidade de regaseificação de até 21 milhões de m³/dia de gás natural e capacidade de injeção de até 14 milhões de m³/dia de gás natural na malha da integrada.