Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Norte Energia fechou o primeiro semestre de 2024 como a maior vendedora de energia do país entre as geradoras, segundo dado da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Considerando o mercado livre e o regulado, a empresa comercializou 4.832 MW médios, registrando um resultado superior ao certificado de garantia física da usina, que é de 4.571 MW médios e ao alcançado no primeiro semestre de 2023. A produção de Belo Monte no primeiro semestre correspondeu a 6% (20.414 GWh) de toda a energia utilizada no país.

A partir do segundo semestre, a usina precisa reduzir sua geração e respeitar a sazonalidade do rio Xingu, o que está previsto na matriz da usina. A diminuição da vazão do Xingu é um fenômeno natural, que acontece historicamente na região Amazônica.

A empresa destaca que Belo Monte e as hidrelétricas têm papem importante no suprimento de energia do país, pois além da alta capacidade de geração, possuem flexibilidade para atender horários da alta demanda nacional por energia.