fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A EDP abriu inscrições para o Reforça 4.0, que tem como objetivo capacitar e apoiar organizações da sociedade civil (OSCs) de todo o Brasil. O programa, realizado em parceria com a Phomenta, terá as inscrições até 22 de outubro, no site www.phomenta.com.br/reforca4, para organizações que atuam em áreas como educação, geração de renda, economia criativa e redução da pobreza energética, em regiões de atuação da EDP no Brasil: Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
Em sua quarta edição, o programa oferece duas trilhas de desenvolvimento com foco em gestão estratégica e em estruturação de negócios de impacto. A trilha Gestão é voltada para coletivos, organizações informais e ONGs que buscam melhorar a captação de recursos e a liderança de equipes, e oferece mentoria com voluntários especialistas da EDP. Essa trilha é direcionada para organizações que desejam se estruturar melhor e que já têm mais de dois anos de atuação comprovada. O foco é fortalecer a gestão estratégica para aprimorar a eficiência operacional.
A trilha Negócios, por sua vez, é direcionada para organizações que desejam desenvolver e validar novos negócios, transformando ideias em fontes de renda para garantir a sustentabilidade financeira. Essa trilha foi desenhada para ONGs com ao menos uma ideia de negócio em estágio inicial ou de validação, seja de produtos, serviços ou processos com fins lucrativos. Para participar, é necessário, no mínimo 1 ano de CNPJ e orçamento anual a partir de R$ 100 mil.
De acordo com a EDP, trinta organizações serão pré-selecionadas e passarão por um processo de formação introdutória e de avaliação, que incluirá diagnóstico de maturidade e entrevista. Ao final desta etapa, estas instituições receberão um Relatório Institucional próprio e personalizado, gerado pela Phomenta, com as principais informações contábeis, jurídicas e de maturidade da organização.
As vinte primeiras serão selecionadas para iniciar o programa de capacitação. A formação será dividida em quatro módulos, com encontros online e ao vivo, contando com mais de 60 horas de capacitação, além de momentos de assessorias e atividades práticas). Os participantes precisarão possuir disponibilidade de 16 horas mensais para participarem do Programa, com previsão de encerramento em julho de 2025. Além disso, o programa destinará um capital-semente de R$ 25 mil para cada uma das duas organizações que tiverem os projetos mais bem avaliados.