Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Micropower inaugurou uma microrrede isolada de geração e armazenamento de energia solar para o setor agrícola brasileiro. A unidade fica na Fazenda Santa Paula, situada na cidade de Barreiras, no extremo oeste da Bahia. Com 1,75 MWp de potência solar para o sistema de irrigação e 1.184 MWh de armazenamento de energia, a planta tem o objetivo de suprir até 50% da demanda energética da fazenda.

O projeto foi viabilizado pela Irriga Cerrado, revenda da Bauer do Brasil, parceira da Micropower em soluções que viabilizam a irrigação em fazendas remotas. A área ocupada pela usina solar tem 23 mil metros quadrados e o software EMS Smart Agro (Energy Management System), da Micropower, é o responsável pela integração da usina fotovoltaica e da central de geração hidrelétrica, garantindo a otimização do despacho de potência e a estabilidade da operação energética.

Além disso, o sistema híbrido eliminará o consumo de diesel como fonte.  Com 50 km de rede elétrica espalhados por cerca de 12 mil hectares, e localizada em uma região onde é necessário que enormes pivôs busquem água a uma grande profundidade no subsolo, a fazenda tem um alto gasto energético. Antes, essa demanda era atendida por uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) construída na fazenda, limitando a instalação de pivôs e bombas. Agora, o sistema alia geração solar à PCH para se tornar autossustentável em termos de energia e eficiência e, com isso, tem potencial para triplicar sua capacidade produtiva.