Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elaborou um plano operacional específico para os dias de eleição municipal em 2024. Durante esses eventos, o Operador trabalhará em regime de operação especial, implementando ações complementares para assegurar a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A iniciativa atende à Resolução nº 001/2005 do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que determina que o ONS deverá propor medidas especiais de segurança a fim de garantir o suprimento de energia elétrica em eventos de grande relevância.

As medidas estão relacionadas ao bloqueio de manutenções com corte de carga ou risco de corte de carga e à operação do sistema com fluxos mais reduzidos, para aumentar a sua segurança. No primeiro turno das eleições, o bloqueio se inicia às 0h do dia 5/10 e se estende até às 7h de segunda-feira, 7/10.

O plano está concentrado em duas datas: dia 6 de outubro, quando será realizado o 1º turno da votação e e 27 de outubro, data do 2º turno para as localidades onde houver a continuidade do processo.