Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira anunciou a disponibilização de aproximadamente R$ 6 bilhões em investimentos para descarbonização da indústria nacional por meio de hubs de hidrogênio. A iniciativa conta com a parceria do Climate Investment Funds (CIF), que irá oferecer financiamento de baixo custo para alavancar projetos do setor. O anúncio foi feito em reunião paralela do Encontro Ministerial de Energia Limpa e Missão Inovação (CEM-MI, sigla em inglês), em Foz do Iguaçu (PR).

Silveira ressaltou a importância de mais uma parceria internacional, desta vez com o Reino Unido, e que será aberta chamada pública para o recebimento de iniciativas em H2 de baixa emissão de carbono. A ação integra o Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), e alinhada ao plano de trabalho trienal 2023-2025.

“Queremos consolidar polos de hidrogênio de baixa emissão no Brasil até 2035, aproveitando nossa vasta riqueza de produtos energéticos e a criatividade do nosso setor industrial”, afirmou o ministro em nota publicada pelo MME. Segundo o ministro, os polos servirão para integrar as etapas de produção, armazenagem e transporte, conectando diferentes setores da economia.

A chamada pública buscará soluções que atendam aos critérios de elegibilidade, alinhadas com os objetivos do CIF e focadas na descarbonização de setores industriais de difícil abatimento. As propostas selecionadas poderão compor o plano de investimentos brasileiro para acessar o financiamento, que por sua vez poderá cobrir desde projetos de engenharia até a aquisição de equipamentos e capital de giro.