Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Aneel autorizou na última quinta-feira, 3 de outubro, a retomada da operação comercial de três unidades geradoras da UTE Termopernambuco, localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco. As unidades UG1, UG2 e UG3 têm, conjuntamente, 550 MW de potência instalada. São dois turbogeradores com 166,96 MW cada e um com 216,06 MW. A usina foi antecipada no âmbito das ações do governo para a mitigação dos efeitos da crise hídrica atual, sua previsão era de entrada em operação apenas em 2026 com os contratos fechados no LRCAP de 2021.

No último dia 1º de outubro, a UTE Pernambuco entregou à Agência o contrato de compra e venda de gás natural na modalidade flexível assinado com a Eneva. Em maio de 2024, as atividades da UTE Pernambuco foram suspensas devido ao término de contrato de suprimento de combustível firmado com a Petrobras. O contrato é item obrigatório para a manutenção da operação comercial de termelétricas de combustível fóssil e despachadas centralizadamente, conforme a Resolução Normativa 1029/2022.

Com a apresentação de novo contrato de suprimento, válido até 30 de junho de 2026, e a comprovação de geração da usina, de acordo com as regras da Resolução, a área técnica da Aneel decidiu pelo restabelecimento da operação comercial. A retomada da operação comercial da Termopernambuco permite a antecipação do contrato de potência da usina aprovado pela diretoria da Aneel.