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O Programa Cemig Agro, projeto de relacionamento com clientes rurais em funcionamento a quatro meses, fez cair o número de reclamações de clientes rurais de Minas Gerais que foram registradas na Aneel. De junho a setembro a queda foi de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2023. Já na ouvidoria da Cemig, a queda das queixas na mesma época foi de 10,2% entre os clientes Agro.

Entre as primeiras ações do programa, está a implementação de canais diretos de relacionamento e o estreitamento da relação com sindicatos e associações locais. O Cemig Agro também avançou em outros aspectos que, juntos, buscam melhorar a qualidade do fornecimento de energia aos produtores rurais do estado. O canal exclusivo do Cemig Agro (0800-721-6600) já totalizou cerca de 18 mil atendimentos desde junho. Além disso, os gestores e agentes de relacionamento da empresa realizaram mais de 270 encontros com entidades rurais e seus associados para apresentação do projeto e acolhimento das demandas em toda a área de concessão da companhia.

Segundo a companhia, além da melhoria do relacionamento, o Cemig Agro segue avançando em outros pontos que são importantes para melhorar o fornecimento de energia. Foram instalados mais 2.500 religadores automáticos e feita a limpeza de faixas de 33 mil km de redes de distribuição. A empresa também já convocou 228 novos eletricistas que, em breve, reforçarão as equipes de atendimento no campo.

O Programa Minas Trifásico também segue em ritmo acelerado. Estão previstas a implementação de 30 mil km de redes trifásicas até 2028. Desde 2022, já foram instaladas 6.450 km de redes, com um investimento de R$ 1,4 bilhão.