Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema foi autorizado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico a intensificar o uso de usinas térmicas nos meses de outubro, novembro e dezembro, para o atendimento da demanda máxima no horário de ponta de carga.

O CMSE recomendou à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis a adoção de medidas que garantam a regularidade do suprimento de gás natural para geração de energia no Sistema Interligado Nacional, na reunião mensal desta quarta-feira, 9 de novembro.  Além do acionamento do parque térmico, estão previstos recursos adicionais, como a importação de energia dos países vizinhos e a flexibilização de regras operativas, para assegurar o suprimento na ponta.

As previsões meteorológicas indicam aumento gradual das chuvas na região Sudeste nas próximas semanas, especialmente a partir de novembro. Em setembro, as chuvas ficaram abaixo da média histórica nas bacias hidrográficas de interesse do Sistema Interligado Nacional.  As condições de afluência também foram baixas no mês passado e devem manter-se abaixo da média histórica para todos os subsistemas.

Em relação ao níveis dos reservatórios, o armazenamento do SIN fechou setembro em aproximadamente 49%. Para o último dia de outubro é esperado um percentual de 40,2% da Energia Armazenada Máxima – EARmáx, para o cenário menos favorável, e de 42,4% para o mais favorável.

Roraima e COP30

Na reunião de ontem, o CMSE também aprovou a quarta revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, considerando as atualizações das condições de atendimento à carga e à demanda máxima no único estado ainda não interligado ao restante do país.

O colegiado tratou ainda da adoção de ações para garantir a segurança e a confiabilidade do suprimento de energia durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém (PA). O evento vai acontecer em novembro de 2025, e há incerteza em relação ao cenário que vai se desenhar para o atendimento no ano que vem, a partir do período úmido que deve ser iniciado oficialmente em novembro desse ano.