Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Marcelo Jorge Medeiros vai assumir interinamente o cargo de diretor da autarquia no período de 14 de outubro até 11 de abril de 2025. Ele substituirá o superintendente de Regulação de Usos de Recursos Hídricos, Marco Neves, que ocupa o cargo, também como interino, até esta sexta-feira, 11 de outubro.

Medeiros assume o cargo até a chegada de novo diretor ou até completar 180 dias de mandato, segundo a Lei nº 13.848/2019, que estipula o prazo máximo para o exercício interino, encerrando seu tempo na cadeira da Diretoria Colegiada efetivamente em 11 de abril de 2025.

Segundo comunicado da agência reguladora, a ideia é dar continuidade aos processos que estavam sob a responsabilidade de Neves, como a supervisão técnica da Área de Gestão de Recursos Hídricos, que abrange a Superintendência de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Saneamento (SAS) e a Superintendência de Planos, Programas e Projetos (SPP). Entre as últimas medidas da ANA com relação ao setor elétrico, estão as regras para operação das hidrelétricas do Rio Grande, como Furnas e Marimbondo.

De acordo com o Regimento Interno da ANA, cabe à Diretoria Colegiada aprovar normas relacionadas à regulação do uso dos recursos hídricos, aprovar a definição das condições operativas dos reservatórios, aprovar normas relacionadas à segurança de barragens sob jurisdição da agência, declarar corpos hídricos em regime de racionamento preventivo, entre outras atribuições.