Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Complexo Eólico Babilônia Centro, projeto da Casa dos Ventos em sociedade com a ArcelorMittal, foi premiado no Project & Infrastructure Financing Awards (PIFA), organizado pela revista LatinFinance. O reconhecimento foi concedido ao empreendimento na categoria “Loan of the Year”, pelo financiamento inovador viabilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

A operação envolveu um financiamento de longo prazo no valor de R$ 3,16 bilhões, o maior valor concedido pelo banco para um projeto de geração renovável. Este investimento representa 80% do valor total para viabilizar o empreendimento, que, uma vez em operação, terá uma capacidade instalada de 553,5 MW.

De acordo com a CDV, a linha de financiamento representou um marco significativo para a companhia e para o setor como um todo. E que o prêmio demonstra o sucesso da visão do banco, que tem impulsionado a transição energética por meio do financiamento de ativos de geração renovável.

Localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, na Bahia, o Complexo  responderá por quase a metade do consumo energético da siderúrgica e auxiliará na meta de descarbonização global da empresa, que prevê reduzir suas emissões em 25% até 2030 e em 100% até 2050.

Recentemente, as duas empresas ainda anunciaram a hibridização do projeto, que além de gerar energia eólica, também contará com uma usina de geração solar com potência instalada de 224,7 MWdc. Juntando as duas fontes de geração de energia, Babilônia Centro terá quase 800 MW de capacidade instalada total.