Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A CEEE-G e a norte-americana 1s1 Energy anunciaram o início de um projeto, via incentivo de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da Aneel, para a construção de um laboratório, localizado no Pólis de Tecnologia em Campinas/ SP, que integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec) da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. O laboratório será utilizado para a montagem e validação de eletrolisadores PEM (Proton Exchange Membrane), de nova geração, otimizados para atender aos requisitos comerciais, técnicos e regulatórios do Brasil.

A 1S1 Energy tem experiência em pesquisa e condução de projetos-piloto envolvendo o desenvolvimento de tecnologia na área do hidrogênio verde, com esforços para a produção em escala a um custo competitivo. A parceria com a CEEE-G visa unir todo o conhecimento de ambas as equipes, para superar os desafio. O primeiro projeto conjunto, em escala laboratorial, tem um investimento previsto de R$ 12 milhões.

A iniciativa envolve o desenvolvimento de protótipos de eletrolisadores PEM (Proton Exchange Membrane), que são dispositivos que realizam, de forma eficiente, a eletrólise da água para produzir hidrogênio. O objetivo é desenvolver protótipos de capacidade de 6 KW a 50 KW, avançando incrementalmente a capacidade e porte de acordo com a eficiência e durabilidade. Na segunda etapa do programa, está prevista a aplicação e operação nas empresas patrocinadoras, iniciando-se com um protótipo comercial de capacidade de 100KW, visando incrementalmente atingir o produto final: uma solução modular de 1MW.