Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Associação Nacional dos Consumidores de Energia pediu em comunicado à imprensa, que os eventos climáticos extremos sejam tratados como ocorrências de força maior, exigindo uma ação coordenada de todos – tanto em termos preventivos como corretivos –, incluindo concessionárias de distribuição, prefeituras e demais níveis de governo.

O pedido da avaliação tem em vista a perspectiva de aumento dessas ocorrências e sua gravidade, como se observou em São Paulo nos últimos dias. A Anace diz que além disso, diante do potencial e dos seus impactos, o cenário reforça a importância de uma reforma setorial, de modo a promover uma discussão para mitigar os problemas enfrentados pelos consumidores e aumentar a eficiência na gestão dos recursos setoriais, com mais transparência.

De acordo com a diretora de Assuntos Técnicos e Regulatórios da associação, Mariana Amim, os eventos climáticos não podem implicar danos ou comprometer o dia a dia dos consumidores da forma observada na atual crise.

Nessa revisão do setor, a entidade também defende uma análise dos riscos setoriais provocados pelos diferentes agentes, de forma a se encontrar uma solução mais justa do que a simples destinação dos seus custos aos consumidores.