Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou virtualmente o processo competitivo para contratação de resposta da demanda – produto disponibilidade. O mecanismo obteve um deságio máximo de 14%, ou seja, o menor preço negociado ficou 14% abaixo do preço-teto definido.

Segundo o ONS, nos próximos dias, após a assinaturas dos contratos, o volume negociado será divulgado. As próximas etapas são as empresas vencedoras formalizarem contratos com vigência de três meses, de novembro a janeiro, e receberem uma receita fixa mensal. Em troca, deverão estar disponíveis para reduzir sua demanda de energia elétrica quatro vezes por mês, por períodos de quatro horas, entre 18h e 22h, nos dias úteis.

A Abrace Energia acredita que este novo marco consolida o programa, que permite redução no consumo de grandes indústrias para aliviar o sistema no auge do consumo de energia, como um caminho mais seguro e sustentável para garantir a estabilidade das redes elétricas. “A resposta da demanda é hoje uma alternativa importante para se evitar custos desnecessários e garantir segurança ao sistema elétrico quando o consumo está muito alto e o operador do sistema precisa buscar alternativas”, disse o presidente da Associação, Paulo Pedrosa.

A Braskem, empresa associada da Abrace, alcançou hoje também o recorde de despacho por um único agente desde o lançamento do programa, em agosto de 2022, com 80 MW. Anteriormente, a posição pertencia à Ternium, com 73 MW, alcançado no dia 21 de agosto. Segundo a Abrace, o mecanismo propiciou uma redução de 320 MW, superando o recorde anterior de 260 MW obtido em agosto passado.

Além do processo competitivo realizado, já estão previstas novas edições em 2025 e 2026. O mecanismo está previsto no sandbox regulatório de resposta da demanda, com duração até 2026, que foi previsto pela REN Aneel nº 1040/2022 e autorizado pela REA Aneel nº 12.600/2022. O produto disponibilidade vem complementar o programa estrutural de curto prazo de resposta da demanda, que segue válido.