fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Cemig desenvolveu e instalou no seu sistema de distribuição novos transformadores que fazem a regulação dos níveis de tensão da rede de forma automática, diferentemente dos convencionais utilizados atualmente. O equipamento, chamado pela companhia de SmartGreen, foi projetado em parceria com outras duas empresas, o Grupo Reinhausen (MR) e a Trael, e está alinhado às melhores práticas ESG.
Duas unidades foram colocadas em pontos estratégicos, em Uberaba e em Bocaiúva, e ambas estão em período de teste. Segundo a companhia, a unidade funciona da seguinte forma: caso haja uma variação de tensão, o objetivo é que o equipamento faça, de forma automática e inteligente, a regulação da tensão fornecida aos consumidores. Ou seja, aquela variação de tensão que geralmente é percebida em horários de pico, quando a lâmpada, por exemplo, fica “mais fraca”, será regulada automaticamente pelo aparelho, que vai normalizar a tensão e entregar a energia nos níveis regulares.
De acordo com a Cemig, a dinamicidade do sistema elétrico sugere que, cada vez mais, novas tecnologias sejam integradas à rede de distribuição, de maneira que esses novos aparatos incorporados se somem aos processos já existentes para um fornecimento de energia cada vez melhor. Esse equipamento é capaz de responder em tempo real às variações de rede, eliminando, assim, a instabilidade observada em algumas situações.