Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP assinou um contrato de dois anos com o GPA, grupo varejista dono das marcas Pão de Açúcar e Extra, para geração de energia solar no modelo de geração distribuída compartilhada. O acordo, cujo valor não foi revelado, envolve 40 unidades das lojas Minuto Pão de Açúcar localizadas no estado de São Paulo, as quais passarão a receber os créditos de energia renovável.

O fornecimento previsto é de 16,8 GWh (sendo 701,85 MWh/mês), de 2024 a 2026, provenientes de plantas fotovoltaicas localizadas nos municípios de Lorena, Santa Adélia, Leme, Pirangi e Iperó, no interior paulista. Com a transação, foi informado que o GPA deve evitar a emissão de 648,5 toneladas de dióxido de carbono (CO2) até o final do contrato. O grupo também busca aplicar ações de eficiência energética em suas operações, vide um contrato firmado em 2021 com a GreenYellow.

A EDP vem realizando investimentos consideráveis em GD solar no Brasil. Até 2026, a companhia espera atingir uma capacidade instalada acima de 500 MWp, com aportes anuais de aproximadamente R$ 600 milhões. Atualmente são 90 UFVs na modalidade, com capacidade instalada total de 258 MWp. Desse total, 76 usinas (209 MWp) estão em operação, sendo 89 MWp dedicados para geração distribuída compartilhada. Já outras 14 usinas (49 MWp) estão em construção ou aguardando energização.