Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Tempo OK desenvolveu um software para tomada de decisão de geradores que analisa dados atmosféricos, climáticos e da produção de energia elétrica. O sistema anunciado nessa terça-feira, 22 de novembro, no Brazil Windpower, está totalmente integrado à TOKView, uma plataforma de visualização de informações oriundas de estações meteorológicas, imagens de satélite, além de outras funcionalidades em tempo real.

Segundo a empresa, a solução fornece um histórico e os acontecimentos em tempo real para variáveis como chuva, temperatura, vento, umidade, pressão, rajadas e irradiação. Também monitora fenômenos meteorológicos e permite a análise de eventos passados, com atualizações frequentes de estações, satélites, radares, descargas elétricas e monitoramento de queimadas. As previsões são detalhadas para até dez dias, indicando probabilidade de ocorrência e grau de intensidade de rajadas de vento e precipitação.

Há 10 anos no mercado, a Tempo OK possui outras plataformas de análise, como as lançadas em meados desse ano, destinadas aos distribuidores de energia e comercializadoras no mercado livre. Agora, com a Plataforma Geração, a empresa afirma ter realizado uma reformulação total do seu banco de dados, tornando a operação mais rápida, eficiente e escalável.

“Essas ferramentas, não apenas elevam a precisão das previsões, mas também otimizam as operações em setores que dependem de condições climáticas específicas, como a geração de energia solar, eólica e hídrica”, destaca a head de Geração da Tempo OK, Ana Penna.

A executiva também ressaltou que as informações detalhadas sobre os ativos podem ser integradas ao sistema, sendo consideradas em estimativas e cálculos realizados pela inteligência interna da companhia, permitindo uma análise integrada do passado, presente e futuro, essencial para otimizar a operação das usinas e garantir a eficiência na geração de energia.