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A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica rejeitou recurso da Enel Rio e manteve multa de R$ 54 milhões por falhas no restabelecimento da energia após o evento climático de 18 de novembro de 2023.  A Aneel afirma que os desligamentos aconteceram na noite de sábado, mas a empresa só mobilizou um número significativo de equipes para o restabelecimento do serviço a partir da segunda-feira, dia 20/11, e o serviço só foi totalmente normalizado cinco dias depois, em 23/11.

A Enel informou a mobilização de 900 equipes, mas a fiscalização apontou que a maior quantidade registrada em um mesmo período foi de 689, com predominância de trabalhadores terceirizados. A fiscalização também constatou indício de desmobilização antecipada das equipes de atendimento.

A empresa restabeleceu o serviço de aproximadamente 50% do total de unidades consumidoras interrompidas nas primeiras 24 horas após o evento e aproximadamente 74% após 48 horas.

No geral, a fiscalização apontou degradação contínua da prestação do serviço pela empresa, que teve um dos piores desempenhos do país no ano passado em relação à qualidade do fornecimento, e o quinto pior quanto ao percentual de consumidores afetados por interrupções com mais de 24 horas de duração. Houve crescimento de 45% no tempo médio de restabelecimento das interrupções comparado a 2022.