fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O governo federal anunciará amanhã (23/10) em Washington, Estados Unidos, o lançamento de uma plataforma para acelerar o financiamento de projetos dedicados à transição energética. Essa iniciativa será apresentada no âmbito da reunião dos ministros de Finanças do G20 e tem como meta ser uma vitrine de grandes projetos que refletem a visão do governo sobre esse processo.
Segundo o secretário de Planejamento e de Transição Energética, Thiago Barral, que participou da 15ª edição do Brazil Windpower nesta terça-feira, 22 de outubro, em São Paulo, o conceito é de que essa plataforma será um ambiente de projetos que comprovadamente estejam alinhados a critérios que estão enquadrados em uma visão de políticas públicas.
“A plataforma será o ambiente de aceleração de estruturação de financiamento. Combinará diferentes fontes e será uma vitrine para projetos que recebem selos do que faz sentido e está alinhado a visão do governo. É um ambiente para customizar financiamentos”, explicou o representante do MME.
Os projetos nesse ambiente poderão receber financiamentos de iniciativa privada, de órgãos multilaterais, acessar fundos soberanos, emissões de títulos diversos, fundos climáticos e outras diversas fontes. Para a formatação da plataforma, explicou, houve a participação do BNDES, do MDIC, do MMA e Ministério da Fazenda. Isso se deve pela transversalidade do tema de transição energética no governo.
Entre os projetos que devem integrar essa primeira leva de empreendimentos estão temas como o hidrogênio verde, SAF, Fertilizantes verdes, entre outros. A ideia com essa plataforma é a de dar mais visibilidade ao que vem sendo chamado de pacotes de projetos âncora que representem o tamanho das oportunidades do Brasil em transição energética.