Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica realizou nesta desta quinta-feira, 24 de outubro, reunião com representantes das distribuidoras de São Paulo, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), Defesa Civil e departamento de meteorologia para nivelar as medidas que serão tomadas para enfrentar as chuvas e rajadas de vento previstas para a noite dessa quinta-feira e madrugada de sexta (25), principalmente, na região metropolitana e baixada santista. Também foram apresentadas as providências a serem adotadas durante o segundo turno das eleições, que acontecerá no domingo (27) em 18 municípios do estado.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que tanto os eventos climáticos quanto as eleições necessitam de um trabalho coordenado da agência, das distribuidoras e dos entes do setor elétrico como um todo. Reiterou que o clima mudou, as contingências também e que é preciso um esforço coletivo de todos para evitar danos à população. A reunião foi realizada de forma remota com equipes técnicas em Brasília e em São Paulo.

A Aneel e a Arsesp enviaram ofício pedindo para que as distribuidoras evitem desligamentos programados, manobras e outras operações no período, além disso foi estabelecido um canal rápido de informações para que a comunicação seja ágil e fluida com todas as distribuidoras. Uma equipe da agência estadual estará no centro integrado no dia das eleições e outras equipes serão deslocadas para acompanhar todo o processo eleitoral.

A Enel São Paulo informou, por meio de nota, que está preparada para colocar em prática o Plano Emergencial de Atendimento, caso seja necessário. A companhia mobilizou cerca de 2.500 profissionais de campo, que estão de prontidão desde a tarde de hoje (24) para atender eventuais ocorrências que envolvam o fornecimento de energia nos 24 municípios em que a empresa atua.

Os canais de atendimento também foram reforçados, incluindo o call center, preparado para duplicar a capacidade. Para atender casos críticos, a Enel disponibilizou 500 geradores para serviços essenciais, como hospitais, além de duas subestações e dois transformadores móveis, que podem ser posicionados em pontos estratégicos de bairros afetados.