Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) registrou o consumo de 71.429 MW médios no Brasil em setembro, o que equivale a um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Cerca de 42.970 MW médios foi fornecida aos consumidores das distribuidoras locais no mercado regulado, com um avanço de 2,8% no comparativo anual.

Segundo a CCEE, o resultado foi provocado pelas temperaturas acima da média e menor volume de chuvas em boa parte do país. Esse cenário intensifica o uso de equipamentos como ar-condicionado e ventiladores.

Já o restante, 28.459 MW médios, foi direcionado para o mercado livre. No comparativo, a carga cresceu 3,8%, influenciada pelo bom desempenho econômico em 11 dos 15 ramos de atividade analisados.

Setores

Em setembro, entre os 15 setores acompanhados em tempo real pela CCEE, foi registrado o avanço de 7,6% no consumo de eletricidade na área de saneamento, seguido por 7,5% no ramo de madeira, papel e celulose e 6,5% na extração de minerais metálicos. Entre os que recuaram estão: comércio (-0,1%), químicos (-1,5%), transportes (-2,8%) e telecomunicações (-3,8%).

Regiões

Entre as regiões, o Espírito Santo encerrou setembro com o maior avanço, de 15,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, seguido pelo Maranhão (10,4%) e Amazonas (9,8%). O aumento também é um reflexo do impacto dos dias quentes na maior parte do mês de setembro. E a situação inversa, de mais chuva e frio, puxou para baixo a demanda no Amapá (-12,3%) e em quase todo o Nordeste.