Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Mineração Rio do Norte (MRN) obteve a Licença de Instalação (LI) para o Projeto Linha de Transmissão que vai integrar a empresa ao Sistema Interligado Nacional. Com a adesão à matriz elétrica de fontes mais sustentáveis, a MRN espera reduzir a emissão de gases do efeito estufa em cerca de 90% na geração de energia, o que representa aproximadamente 20% na redução na pegada de carbono da companhia, já a partir de 2027, garantindo uma operação mais eficiente e sustentável.

O projeto, com extensão de 98 km, parte da subestação em Oriximiná até a futura subestação Saracá, no distrito de Porto Trombetas (PA). Segundo a empresa, a iniciativa é o principal projeto de transição energética da companhia, alinhada ao planejamento de longo prazo e ao compromisso com a sustentabilidade ambiental. A fase de implantação do projeto, deve gerar aproximadamente 500 novos postos de trabalho temporários durante as obras.

A Linha de Transmissão é parte da estratégia de continuidade operacional da MRN na região. Hoje com licença prévia emitida pelo IBAMA, o Projeto Novas Minas permitirá à MRN investir aproximadamente R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos, agregando mais sustentabilidade à cadeia do alumínio, utilizado em grande escala para segmentos essenciais como energia, transportes, construção civil, embalagens, dentre outros. A empresa destacou que o empreendimento será essencial para dar continuidade à sua operação no Oeste do Pará, mantendo uma produção média de 12,5 milhões de toneladas anuais de bauxita.