Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Casa dos Ventos e a Atlas Agro assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que tem como objetivo utilizar projetos eólicos e solares para fornecer energia renovável para empreendimento de fertilizantes verdes produzidos com a utilização de hidrogênio verde.

Localizado em Uberaba, Minas Gerais, o projeto tem previsão de entrada em operação comercial em 2028 com capacidade para produzir cerca de 530 mil toneladas de fertilizantes por ano. A planta demandará cerca de 300 MW médios de energia renovável, que será fornecida pela Casa dos Ventos, para a produção de nitrato de amônia verde, considerado essencial para a redução de emissões de carbono na produção agrícola.

O setor de agronegócio deve corresponder por mais de 20% do PIB brasileiro em 2024 e atualmente o país é o maior importador global do insumo, com 41 milhões de toneladas de fertilizantes importadas em 2023

A produção mundial de fertilizantes nitrogenados é feita primordialmente com gás natural, o que torna o setor responsável por 2% das emissões globais de carbono. O projeto visa não só produzir um insumo mais sustentável, como também reduzir a dependência do Brasil das importações, mitigando riscos de suprimento de um bem essencial para nossa economia.

 

Projeto de H2 da Casa dos Ventos deve iniciar produção em 2029