Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A venda de energia elétrica da Petrobras atingiu os 1.075 MW médios no terceiro trimestre de 2024, um crescimento de 157% em relação ao mesmo período de 2023 quando atingiu os 450 MWm. Segundo boletim da companhia, o aumento foi decorrente da piora da afluência dos reservatórios hidrológicos e da necessidade de maior despacho termelétrico em horários de maior consumo de energia, compensando a intermitência da geração por fontes renováveis.

Já a venda de disponibilidade térmica em leilão também avançou, em 4,3% para 1.135MW médios no período. Segundo o diretor de transição energética e sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, o objetivo da Petrobras é atuar de forma confiável e competitiva nos mercados de gás e energia, contribuindo de forma efetiva para a transição energética da indústria e do país, por emitir menos CO2.

Já a comercialização de gás natural pela empresa no terceiro trimestre registrou aumento de cerca de 6 milhões de m³/dia em relação ao 2T24, em função do maior despacho termelétrico a gás natural. Pelo lado da oferta, o crescimento no 3T24 foi suportado pela maior produção de gás nacional por conta de menores intervenções, além da maior importação de GNL.

A Petrobras também recebeu em setembro a autorização de operação industrial para a maior UPGN, no complexo Boaventura, que receberá e processará gás do pré-sal por meio do gasoduto Rota 3. Assim, a Petrobras aumentará a oferta de gás.

Petrobras atua para aumentar oferta de gás