Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Grupo CPFL Energia e a State Grid, em parceria com o Sebrae-RN, anunciam um projeto social no Rio Grande do Norte, com o objetivo de transformar a vida de 30 famílias das comunidades indígenas de Serrote, Amarelão e São Bento, no município de João Câmara. As empresas destinarão R$ 1,1 milhão em investimento social em uma das vocações produtivas locais: a apicultura (cultivo de abelhas com ferrão) e a meliponicultura (cultivo de abelhas sem ferrão) para produção de mel.

A iniciativa começa a ser desenvolvida na região mirando fortalecimento de vocação produtiva local após a consolidação de outras iniciativas já implementadas pelas empresas na mesma região. O projeto social envolverá a entrega de equipamentos necessários para as atividades e capacitação das famílias em empreendedorismo e gestão de negócios, além da instalação de painéis fotovoltaicos para autogeração de energia limpa em alguns prédios públicos.

O projeto terá duração de 18 meses e prevê a instalação de 30 unidades produtivas de mel: cinco meliponários associados a quintais produtivos e 25 apiários em unidades familiares. Cada apiário terá capacidade para colmeias ainda no primeiro ano de execução. Destaque para operação do Sistema de Dessalinização Irmã Terezinha Tesselle Galles, outra parceria com a State Grid, que foi instalado em fevereiro de 2023. O dessalinizador garante o fornecimento de 80 mil litros de água potável por dia para mais de 3 mil pessoas, ajudando a transformar a realidade de 800 famílias locais das comunidades de Santa Terezinha, Amarelão e São Bento.