Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O mercado livre de energia cresceu 50% no acumulado de 12 meses e o volume de energia consumida aumentou cerca de 14%, segundo dados da Abraceel. A quantidade de consumidores livres atingiu 53.880 unidades consumidoras em outubro, contra 35.910 há 12 meses. No período, o ACL ganhou 17.910 novos consumidores.

Ainda segundo os dados da Abraceel, em outubro deste ano, o consumo dos consumidores livres de energia somou 29.581 MW médios, contra 25.485 MW médios há 12 meses. A expectativa é que o mercado livre continue crescendo nos próximos meses em função das migrações previstas. Segundo dados da Aneel, mais de 36 mil novos consumidores devem migrar para o mercado livre em 2024 e 2025, dos quais 95% são consumidores de menor porte.

Vale destacar que no período, 54% da geração de usinas eólicas, solares centralizadas, a biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas foi comercializada via mercado livre de energia. Separadamente, 58% de toda a geração eólica e 81% de toda a geração de plantas solares centralizadas foi destinada ao mercado livre de energia.