Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) verificada em setembro de 2024 foi de 81.031 MW médios, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 7,7%. Os resultados constam na versão mensal do Boletim de Carga Mensal elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A variação positiva de 5,3% da carga ajustada, demonstra que os fatores fortuitos tiveram impacto de 0,3 p.p. sobre desempenho da carga do SIN, sendo o resultado influenciado, majoritariamente, pela ocorrência do feriado de 7 de setembro, resultando em 21 dias úteis no mês de setembro de 2024, correspondendo a 2 dias úteis a mais quando comparado com o ano de 2023.

Na análise por subsistema, todo o país apresentou o mesmo comportamento de elevação da carga tanto na comparação entre os meses de setembro, como no acumulado dos últimos 12 meses.

Evolução da Carga em Setembro/24. Fonte: ONS

Os resultados considerando o mês em questão, comparando 2024 e 2023, indicam que o subsistema com a maior expansão foi o Norte, com crescimento de 9,7% (8.436 MW médios), seguido pelo Sudeste/Centro-Oeste, com 5,5% (46.640 MW médios). As regiões Nordeste e Sul apresentaram avanços de 2,7% (12.994 MW médios) e de 2,6% (12.961 MW médios), respectivamente. No período dos últimos doze meses, as elevações nos acumulados foram: Norte (9,2%), Sudeste/Centro-Oeste (8%), Nordeste (7,7%) e Sul (5,6%).

Segundo o Operador, o comportamento de elevação da carga pode ser explicado por diversos fatores, incluindo as condições meteorológicas e a maior quantidade de dias úteis no mês. Caso de setembro deste ano. Em relação ao clima houve o mesmo comportamento no mês de setembro para todas as regiões. Houve chuvas abaixo da média e temperaturas acima da média em todos os submercados, resultados da seca severa pela qual o país passou no ano.

Saiba Mais:

 

Consumo de energia cresce 3,2% no Brasil em setembro, mostra CCEE

 

EPE registra alta de 5,6% no consumo de energia em agosto