Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Eletrobras deu início as operações na N5X. Nesta fase inicial, a plataforma permite que os participantes do mercado de energia do ACL façam a formalização de contratos padrão, de acordo com as leis e regulação do setor – entre elas, as regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Segundo o vice-presidente de comercialização e soluções em energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, a companhia estruturou a área de comercialização no início deste ano e tem registrado crescimento significativo tanto no número de clientes consumidores quanto nas interações e negociações com o ambiente de trading. E ele afirmou que a expansão, que deverá se acentuar nos próximos meses, exige a segurança de uma plataforma que apresente soluções como a contraparte central.

Vale lembrar que a contraparte central (CCP) é o que dá segurança aos investidores, já que se responsabiliza pelo risco de crédito. Assumindo o papel de vendedora ou compradora nas operações, ela garante a realização das transações. A negociação, neste caso, não ocorre diretamente entre um investidor e outro, mas entre o investidor e a CCP.