Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Com desafios que crescem em quantidade e complexidade ano após ano, o aprimoramento das regras e modelos que determinam a formação de preços de energia no Brasil foi elevado ao grau máximo de prioridade pelos comercializadores de energia para 2025, segundo a Abraceel.

Segundo a Associação, as ações relacionadas ao aperfeiçoamento na formação de preços foram as mais votadas pelos empresários e executivos das empresas no encontro de planejamento estratégico, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília, considerado como um termômetro das principais preocupações do mercado de comercialização de energia brasileiro.

Pela primeira vez em 20 anos, o grupo de ações associadas ao aprimoramento da governança, metodologias e modelos que determinam a formação de preços de energia foi o mais votado e deslocou para a segunda posição o grupo de ações relacionados à abertura total do mercado elétrico, bandeira histórica da Abraceel desde sua fundação em 2000. Na sequência, foram eleitos dois outros eixos temáticos, com ações para aperfeiçoar a segurança do mercado de energia e introduzir mais eficiência e inovação no setor elétrico nacional.

Segundo as empresas, há razões para eleger o aprimoramento do sistema de formação de preços de energia como “prioridade das prioridades”. Dentro dessa agenda há demandas como melhorar a qualidade e fluxo de informações que afetam a formação de preços, inclusive para garantir maior transparência e isonomia na divulgação simultânea de dados para todo o mercado.

Além disso, há também exigências para que ocorram melhorias nos modelos, incluindo dados de entrada, fluxos e processos, de forma que as empresas consigam reproduzir internamente os cenários de despacho de usinas hidrelétricas e termelétricas, o que é primordial para projetar preços de comercialização de energia e estratégias de negócios das casas.