Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O volume total de geração de energia da Eneva ficou em pouco mais de 4 TWh no terceiro trimestre do ano. Os dados operacionais da companhia foram divulgados na noite da última quinta-feira, 30 de outubro. A geração termelétrica bruta somou de 3,7 TWh no período, aumento de 165% ante o mesmo período de 2023. A aceleração do despacho regulatório termelétrico no Sistema Interligado Nacional (SIN), ocorreu, principalmente, por motivo de ordem de mérito, acompanhando os níveis mais elevados de PLD, explicou a companhia. Mas houve também geração fora da ordem de mérito para atendimento à ponta.

Os destaques da geração ficaram com o Complexo Parnaíba com 80% do potencial, inclusive, nessa planta localizada no Maranhão a empresa registrou recorde de volume com 832 GWh. Em Jaguatirica o índice ficou em 68% e 19% nos ativos movidos a carvão. Duas UTEs não registraram operação, a Termofortaleza que está em hibernação e a Porto do Sergipe I.

Já na fonte solar a  geração líquida do parque  que pertence à companhia totalizou 357 GWh, nesse ativo também foi registrado o curtailment. No trimestre o corte ficou em 91 GWh, praticamente o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.

A produção de gás da empresa somou 0,72 bilhão de metros cúbicos ante um total de reservas provadas de 46,5 bcm.