fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O leilão de baterias para o setor elétrico do Brasil está previsto para acontecer em junho de 2025 e a Isa Cteep tem acompanhado de perto a discussão regulatória e com bastante interesse, porém a companhia entende que ainda existe muita incerteza nesse processo, até porque, em paralelo a essa discussão das diretrizes do próprio leilão em si, existe a discussão da regulação e do que seria a atividade de armazenamento.
Em teleconferência com investidores realizada nesta quinta-feira, 31 de outubro, a companhia afirmou que o cronograma é bastante desafiador e tem tudo para ser resolvido no próximo semestre. Ao que tudo indica, a Isa Cteep já está se preparando para quando surgir a oportunidade, mas ela irá avaliar nas mesmas diretrizes que avalia o leilão de baterias e transmissão com base em rentabilidade e disciplina financeira.
Com relação às perspectivas da Isa Cteep para o leilão de transmissão, que também deverá ocorrer em 2025, a companhia não tem muito o que esperar até porque eles estão em um momento bastante focado em execução.
Venda de terrenos
A Isa Cteep acredita que a venda do terreno localizado na cidade de Jundiaí, em São Paulo, foi uma das oportunidades que já tinham mapeado no portfólio, que basicamente busca monetizar ativos que a empresa tem e que não são necessários à operação de transmissão e a companhia conseguiu fazer a venda por R$ 22 milhões. Já com relação a outras oportunidades de vendas, a companhia afirmou que pode concretizar outras no próximos trimestres ou em 2025.
Dividendos
Durante a teleconferência a companhia afirmou que enxerga espaço para pagar todo o montante de dividendos do ano de 2024 via juros sobre capital próprio. Em 2024, a Isa Cteep estima pagar 5% em juros sobre capital próprio e eles tem um estoque de cerca de R$ 1 milhão para isso.
2025
Quando questionado sobre o que esperar da companhia para 2025, o CEO da Isa Cteep, Rui Chammas, declarou que a companhia vai continuar com um foco muito grande na excelência de operação e manutenção dos ativos no próximo ano, porém vão seguir na execução dos projetos que já possuem. “Projetos esses que são greenfield, que ganhamos em leilão, e ao longo do ano que vem nós vamos ter seis projetos em execução. Além disso, vamos seguir fazendo a execução de investimentos em reforços e melhorias, atualizando os ativos que a gente tem na concessão paulista”, destacou.