Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A partir do próximo dia 08 de novembro, a Eletronuclear irá realizar a 20ª parada programada para reabastecimento do combustível de Angra 2. Os trabalhos serão realizados em 46 dias e, durante o período, a usina ficará desconectada do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem gerar energia.

Ao todo estão planejadas cerca de 4.500 atividades durante a parada, que envolvem desde a inspeção, manutenção e substituição de equipamentos, até o recarregamento dos elementos combustíveis. Os trabalhos contarão com o apoio de aproximadamente 500 empregados da Eletronuclear e 1.200 contratados, incluindo 115 profissionais estrangeiros.

Segundo o superintendente de Angra 2, Fabiano Portugal, o momento de parada de uma usina nuclear é um pré-requisito para um bom desempenho do ciclo seguinte. Além disso, o profissional considera positivo o período necessário, de 46 dias, para realizar as atividades, pois está abaixo da média das cerca de 140 usinas da Europa, que realizam o trabalho, em média, em 54 dias.

Apesar de a parada ser realizada oficialmente a partir do próximo mês, o corpo técnico da Eletronuclear iniciou o planejamento em dezembro de 2023 e, desde então, está envolvido em diversas tarefas preparatórias. Além da montagem da estrutura para receber toda equipe, os trabalhos começaram com a manutenção do transformador auxiliar e a revisão da bomba de injeção de segurança.