fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Cemig está realizando obras no Sul de Minas Gerais para ampliar a oferta de energia aos atuais e novos clientes. Entre elas, destaque para a entrega da Subestação Pouso Alegre 3, que entrou em operação na última quinta-feira, 31 de outubro. O empreendimento vai beneficiar diretamente cerca de 200 mil pessoas em Pouso Alegre, Congonhal e São Sebastião da Bela Vista.
A companhia destacou que já iniciou uma série de investimentos que totalizam R$ 260 milhões, para ampliar a oferta de energia em Pouso Alegre e região, potencializando a capacidade de atendimento a milhares de clientes. Dentre as obras previstas está a construção das subestações Pouso Alegre 5 (2025) e Cachoeira de Minas 1 (2026), além da construção de uma nova linha de alta tensão, interligando a subestação de Transmissão Itajubá 3 à subestação Pouso Alegre 2, trazendo ainda mais disponibilidade de energia e confiabilidade para toda região. Nos circuitos de média tensão, serão construídos 101 km de rede para integrar as subestações, conversão de 56 km de rede monofásica para trifásica e expansão e melhorias em outros 61 km de rede.
De acordo com a Cemig, as subestações possuem estrutura modular híbrida, com duas entradas de linha de distribuição em 138 kV, 12 saídas de alimentadores em média tensão e 50 MVA (mega-volt-ampere) de capacidade de fornecimento cada uma. Trata-se de um padrão que oferece alta confiabilidade no fornecimento de energia.