Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A EDP adquiriu 16 usinas de geração solar distribuída do Grupo Tangipar por R$ 218 milhões. O acordo abrange projetos nos estados da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, com uma capacidade instalada total de 44,3 MWp. A transação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com o investimento, a EDP amplia a sua atuação em geração solar distribuída, ingressando, inclusive, em um novo mercado, o Mato Grosso. Até 2026, a companhia prevê atingir uma capacidade instalada de cerca de 500 MWp, com aportes anuais de aproximadamente R$ 600 milhões.

Em relação aos ativos adquiridos nesta operação, cinco usinas estão concluídas e 11 estão em construção, com previsão de conclusão em 2025. Em relação à capacidade instalada, 10,9 MWp estão na Bahia, 12,5 MWp no Mato Grosso, 12,9 MWp no Mato Grosso do Sul e 7,7 MWp no Paraná. As usinas poderão atender a clientes de baixa tensão nas modalidades de geração distribuída compartilhada e dedicada.

Portfólio

Com isso, assim que o negócio for concluído, o portfólio da empresa contemplará 90 usinas solares de geração distribuída no Brasil, com capacidade instalada total de 258 MWp. Desse total, 76 usinas (209 MWp) estão em operação, e 14 usinas (49 MWp) estão em construção ou aguardando energização.