Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A bandeira tarifária verde deve voltar a ser acionada em dezembro, sem custo adicional para o consumidor, segundo expectativa do Ministério de Minas e Energia. Com a chegada das primeiras chuvas e a redução no custo de geração, a bandeira passou de vermelha patamar 2 em outubro para amarela em novembro, reduzindo o adicional tarifário na conta de luz dos consumidores regulados de R$ 7,877 para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

Ao anunciar a bandeira desse mês, a Aneel explicou que apesar da melhora nas condições de geração da energia, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios ainda permaneciam abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores.

A bandeira verde foi aplicada de forma continua de abril de 2022 a julho de 2024, quando a Aneel voltou a anunciar a bandeira amarela. Em agosto ela voltou a ficar verde; e em setembro ficou no patamar um da bandeira vermelha, com a revisão da bandeira vermelha 2, após inconsistências na representação de uma usina térmica nos programas computacionais do sistema.