Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Na madrugada do último domingo, 03 de novembro, a Eletrobras concluiu a instalação do novo banco de reatores de barra e dos equipamentos associados na subestação (SE) Viana, localizada no Espírito Santo. O projeto, que possui uma receita anual permitida (RAP) de R$ 3,2 milhões, foi entregue com 9 meses de antecipação em relação à previsão inicial de agosto de 2025. A conclusão da obra trará maior qualidade e segurança operacional ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O projeto incluiu a instalação do primeiro banco de reatores de barra, além de equipamentos estratégicos como disjuntor, chaves seccionadoras, transformadores de corrente e para-raios. As adequações no sistema de proteção e as obras civis de aterro e terraplenagem também foram realizadas para assegurar a confiabilidade da estrutura e a segurança operacional.

Prioridade

Vale lembrar que em 2021, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) classificou esse reforço com prioridade, recomendando sua implementação imediata para atender à demanda crescente e à integração de novos empreendimentos, além de promover a segurança e a confiabilidade da rede. A obra foi autorizada pela resolução autorizativa da Aneel nº 12.598, de 30 de agosto de 2022, e faz parte do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica 2021 (POTEE 2020 – 1ª Emissão).