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A EDP São Paulo anunciou seu planejamento estratégico para os próximos anos. A companhia pretende investir cerca de R$ 5 bilhões até 2030 em sua área de concessão em São Paulo. Além disso, a EDP apresentou o Plano Verão, uma iniciativa voltada para fortalecer suas operações e mitigar os impactos dos eventos climáticos, que têm se tornado cada vez mais intensos e frequentes, garantindo a continuidade do fornecimento de energia para a região.
Segundo o vice-presidente de distribuição da EDP, Dyogenes Rosi, o setor elétrico vem sendo fortemente impactado pelas alterações climáticas e os investimentos nas redes de distribuição de energia são fundamentais para garantir o atendimento da população com toda qualidade e segurança.
Diante deste cenário, a companhia tem se comprometido e executado recordes de aportes fundamentados em planejamento estratégico, tornando suas redes mais robustas, inteligentes e automatizadas.
Atualmente, a EDP soma 83 subestações em toda a sua área de concessão em São Paulo, que permitem mais confiabilidade e qualidade no atendimento à população, pois elevam a capacidade do sistema energético local, além de trazer mais flexibilidade operativa. Para ampliar a capacidade do atendimento, neste ano, no Vale do Paraíba, o destaque fica para a entrega e energização da subestação Germana, em Caçapava, com investimentos R$ 34 milhões.
Em Guarulhos, a subestação Água Chata recebeu recursos na ordem de R$ 32 milhões e reforçou a estrutura do município, que conta hoje com 16 subestações instaladas. Já no Alto Tietê, o Centro de Serviços de Distribuição (CSD) de Suzano, inaugurado no início deste ano, representa um reforço às bases operacionais existentes em Mogi das Cruzes e Poá.
Tecnologia
A tecnologia do Centro de Operação Integrado (COI) da EDP é fundamental para a gestão do sistema elétrico que abastece os 28 municípios, garantindo a continuidade do serviço e a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências, como no caso de tempestades, com fortes ventos e chuvas. O uso da inteligência artificial e automatização permite que sejam realizadas manobras de carga de forma remota e instantânea.
Além disso, a digitalização da rede elétrica garante a capilaridade desta tecnologia. Atualmente, mais de 86% dos clientes da EDP em toda a sua área de concessão são beneficiados com equipamentos de religação automática do sistema (self-healing). Essa tecnologia é importante para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzindo significativamente o impacto na região. São mais de 3.600 religadores em funcionamento, sendo que somente entre janeiro e outubro deste ano foram instalados 203 novos equipamentos.
O planejamento da companhia focado em digitalização também entende a necessidade de levar rede elétrica segura e com qualidade para todos os clientes da área de atuação. Para isso, atua com sistema de redes inteligentes em localidades de complexidade social, com monitoramento em tempo real e de forma remota, garantindo mais agilidade e assertividade no atendimento à população. De janeiro a outubro de 2024, a EDP contemplou mais de 38 mil famílias com esta iniciativa.
Resiliência de rede
A companhia atua fortemente para garantir um sistema de energia mais preparado à frente dos eventos climáticos cada vez mais severo. Para isso, executou neste ano a expansão de sua rede protegida, como parte essencial de preparo para o período mais crítico do ano. Até o momento foram instaladas 412 km de redes protegidas, em substituição ao cabeamento comum, modernizados mais de 8.620 equipamentos, como cruzetas, para-raios, espaçadores, e substituídos mais de 840 postes.
Em situações de eventos climáticos severos, com chuvas e ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes. Por conta disso, a EDP também atua intensamente com trabalho preventivo de poda de árvores sobre a fiação e equipamentos. Durante o ano foram realizadas mais de 253 mil podas nas cidades da área de concessão, além da limpeza de mais de 148 mil m² de faixas com vegetação visando minimizar este impacto. O trabalho é realizado por equipes especializadas e seguem critérios de meio ambiente. Além disso, a parceria entre EDP e prefeituras é muito eficaz e garante mais segurança à população e ao serviço de fornecimento de energia.
Reforço operacional
A EDP está com reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares e, em caso de necessidade, realiza a migração de técnicos de outras regionais para áreas com maior impacto em dias de temporais.
No Litoral Norte, em São Sebastião e Caraguatatuba, por conta da característica da alta temporada e dificuldade de deslocamento nas vias, equipes técnicas ficarão alocadas em pontos estratégicos durante as festividades, para garantir agilidade no atendimento caso necessário.
Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 89% dos atendimentos da companhia são realizados pelos canais virtuais, site e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Call Center para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a companhia reforça o efetivo de atendentes em 24%.