Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Neoenergia prevê investimento de R$ 4,7 milhões até 2025 para promover a eficiência energética em instituições federais de Ensino, incluindo universidades e institutos, em áreas de concessão de suas cinco distribuidoras, Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE). Mais de 1.800 lâmpadas e 2.300 luminárias e refletores serão substituídos por modelos mais eficientes.

De 2020 a 2024, a companhia já direcionou outros R$ 23,8 milhões em iniciativas de eficiência energética em instituições federais de ensino, que além de estimular o consumo mais eficiente, ajudam a diminuir o valor das faturas de energia elétrica das unidades atendidas. Os recursos são destinados por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel.

Segundo a companhia, entre as ações do programa ao longo desses quatro anos, estão a troca de mais de 345 mil lâmpadas LED para iluminação interna das instituições federais de ensino. No Rio Grande do Norte, houve a maior demanda por substituição de lâmpadas (115 mil), seguido pela Bahia (105 mil). Também foi realizada a substituição de 2.154 luminárias de IP e refletores para iluminação externa, mais da metade delas (1.100) em São Paulo, na área de concessão da Neoenergia Elektro.

Além disso, foram instaladas sete usinas solares fotovoltaicas nos telhados de instituições que totalizam uma capacidade de 637 quilowatts-pico (kWp). No Rio Grande do Norte, também destacam-se a modernização e a eficientização dos sistemas de iluminação externa e de condicionamento ambiental de áreas do Campus Central, em Natal, e da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), em Macaíba.