Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O vigésimo ciclo de operação da usina nuclear Angra 2, encerrado nesta sexta-feira, 08, alcançou 99,4% de disponibilidade e decretou o segundo melhor resultado da história do empreendimento, com uma diferença mínima em relação ao primeiro. Com uma taxa de perda próxima de zero, a alta performance ficou atrás apenas do ciclo 13, em 2016, quando obteve 99,5% de fator de capacidade.

O resultado da segunda usina nuclear brasileira, localizada em Angra dos Reis, na região da Costa Verde Fluminense, cumpre o compromisso de entregar energia de base para o sistema elétrico nacional, sem depender de fatores naturais, 24 horas horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano.

De acordo com o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo, além dos benefícios gerados pelo desempenho neste ciclo, o resultado alcançado demonstra a necessidade de concluir Angra 3. “Entendo a contribuição de todas as fontes para o sistema elétrico nacional, mas somente a nuclear é capaz de produzir 24 horas por dia, todos os dias, com sol ou chuva e sem emitir gases que causam o efeito estufa”, destacou.

Segundo a Eletronuclear, um ciclo de operação de uma usina nuclear é o tempo total entre as paradas para recarregamento e troca dos elementos combustíveis. Em Angra 2, o ciclo dura aproximadamente 365 dias se a usina operar com 100% de potência (1.350 megawatts) durante todo período. O fator de capacidade, por outro lado, representa a energia elétrica líquida realmente entregue ao Sistema Interligado Nacional (SIN) dividida pela potência da unidade.

Ou seja, como o resultado consolidado terminou em 99,4%, é como se Angra 2 tivesse entregado cerca de 1.340 MWh, 24h por dia, durante todo o ciclo. Além do comprometimento dos profissionais capacitados da Eletronuclear, o resultado se deve também ao processo de confiabilidade de equipamentos implementado por Angra 2 em 2017.

 

Angra 2 bate recorde pelo segundo mês consecutivo