fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A agência de classificação de risco, Fitch Ratings, confirmou na última sexta-feira, 08 de novembro, o rating nacional de longo prazo AA(bra) para a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e suas subsidiárias, Celesc D e Celesc G. Além disso, a agência manteve o rating AA(bra) para as emissões de debêntures quirografárias da Celesc G e Celesc D, todas garantidas pela Celesc. A perspectiva dos ratings corporativos é estável.
Segundo a Fitch, os ratings refletem a atuação preponderante do grupo Celesc no regulado segmento de distribuição de energia elétrica, de risco baixo a moderado. Porém, afirmou que a Celesc D precisa lidar com alguma volatilidade de fluxo de caixa e tem o desafio de continuar melhorando sua eficiência operacional no segmento de distribuição de energia elétrica, que ainda é inferior à de seus pares. Os demais negócios do grupo são pouco representativos, e a existência de apenas uma distribuidora concentra riscos operacionais e regulatórios.
A Agência ainda declarou que a alavancagem financeira consolidada da Celesc deve permanecer compatível com a classificação, apesar do esperado aumento decorrente de maiores investimentos na rede de distribuição. Segundo a Fitch, estes investimentos serão fundamentais para assegurar novos ganhos de eficiência e fortalecer a geração de caixa do grupo a partir da próxima revisão tarifária da Celesc D, em 2026. Com isso, ela avalia as três empresas em base consolidada, dada a existência de fortes vínculos entre elas. O controle público atualmente não limita as classificações.