fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Isa Energia Brasil entregou o Projeto Minuano com uma antecipação de cinco meses em relação ao prazo estabelecido pela Aneel. O novo empreendimento vai agregar confiabilidade ao escoamento de grandes blocos de energia na região Sul do País, além de ser fundamental para aumentar a qualidade no atendimento à Região Serrana do Rio Grande do Sul.
De acordo com a empresa, o projeto engloba 115 quilômetros de linhas de transmissão, dos quais 38 quilômetros são em circuito duplo, com passagem pelos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis. Contempla, ainda, uma nova subestação com 2.700 MVA de potência, que é uma das maiores no Rio Grande do Sul, com 195 mil m² de área instalada, sendo 77 mil m² de área energizada.
Arrematado no Leilão de Transmissão nº 02/19, o Projeto Minuano obteve do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o Termo de Liberação Provisória (TLP), que marca o início do recebimento de 61% da Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 50,2 milhões (ciclo 2024/2025). Para a liberação de 100% da RAP, a companhia está trabalhando na conclusão da etapa 2, que engloba ativos como as linhas de transmissão de 230 kV Caxias Norte – Vinhedos e Caxias Norte – Monte Claro e o seccionamento da linha de transmissão de 525 kV Campos Novos – Caxias Norte – Caxias.