fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Voltalia alcançou a marca de 1 milhão de créditos de carbono vendidos em 2024, equivalente a 1 milhão de toneladas de CO2 evitadas. Segundo a empresa, o resultado foi impulsionado por novas transações realizadas em outubro, que totalizaram mais de 300 mil toneladas comercializadas através da AirCarbon Exchange no Brasil. Deste montante, 67 mil créditos foram negociados em parceria com o ISS Neutro, programa da Prefeitura do Rio que oferece incentivos fiscais para empresas que adotam práticas de compensação de carbono, reduzindo a alíquota do ISS.
Os títulos comercializados neste ano, equivalentes a 4,7 TWh, referem-se à energia gerada entre 2016 e 2020, proveniente dos complexos eólicos Vamcruz, São Miguel do Gostoso e Serra Pará. Todas as operações foram realizadas por meio da plataforma ACX, um marketplace global de créditos de carbono que recentemente firmou uma parceria estratégica com a B3, a Bolsa de Valores do Brasil.
A companhia afirmou ainda que deve gerar entre 400 e 500 mil toneladas de emissões evitadas em novos créditos a partir de 2025, com base nos projetos em andamento. Foi reportado também o vínculo de seus ativos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, investindo cerca de R$ 2 milhões por ano em projetos sociais que beneficiam as comunidades locais e demais stakeholders envolvidos.