fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Usina Hidrelétrica Rasgão, pertencente à EMAE, será totalmente modernizada com tecnologia da Hidroenergia. Com investimento de R$ 89,9 milhões, a tecnologia atenderá a demanda e resultará em ganhos operacionais, de confiabilidade e disponibilidade da usina, que está completando um século de operação.
O retrofit contempla as duas unidades geradoras (12.2 MVA cada) incluindo fabricação de dois geradores elétricos síncronos, dois conjuntos de componentes para recuperação das turbinas existentes e um sistema digital de supervisão, controle e proteção, com destaque para o Regulador Integrado de Velocidade e Tensão (RIVT) desenvolvido com tecnologia própria.
O estator é a parte externa de um dos dois novos geradores que serão fabricados pela indústria para modernização da usina. Assim como todo o projeto, a peça tem grandes dimensões e, além dos processos de engenharia e produção industrial diferenciados, também demandou ampla operação logística para sua expedição e transporte. Para viabilizar o transporte, o estator foi bipartido, embalado e corretamente acondicionado garantindo estabilidade e proteção. O trabalho foi realizado durante a semana, pelas equipes de logística e montagem da Hidroenergia. A carga deverá levar três dias até chegar a UHE Rasgão.
O projeto tem 36 meses para execução. A Unidade Geradora (UG) 1 estará completa com o rotor, peça interna do gerador que já está em fabricação e deverá ser entregue no primeiro trimestre de 2025. Somente após a montagem e entrada em funcionamento da UG 1, é que a outra unidade geradora da UHE Rasgão será desativada e passará pelo mesmo processo de reforma de turbina, substituição do gerador e automação.