Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

Como parte da etapa final do InovAberta, o Operador Nacional do Sistema Elétrico promoveu um Demoday, com a participação de suas equipes e das startups selecionadas, Sinapsis e BBChain, para apresentação das propostas de soluções para os três desafios priorizados pelo Operador. O objetivo do programa é conectar empresas inovadoras ao ONS para experimentar e testar, em ambiente seguro, possíveis soluções para grandes questões do setor elétrico brasileiro.

Os três desafios explorados foram: a Liquidação Simplificada – comunicação de dados financeiros entre bancos e o ONS para otimizar o processo de faturamento dos encargos de transmissão; Diagramas Unifilares Elétricos – cadastramento das instalações do SIN de forma gráfica, intuitiva e colaborativa com os agentes do setor, baseado nos diagramas unifilares de instalações; e Impactos de Veículos Elétricos – elaboração de cenários para representação adequada dos efeitos dos veículos elétricos na demanda de energia.

De acordo com o ONS, para cada tema as respectivas startups apresentaram a solução proposta, o escopo da prova de conceito, os resultados, os aprendizados obtidos e os próximos passos. O InovAberta foi criado pelo ONS e contou, nessa edição, com a parceria com a Liga Ventures, uma consultoria especializada em projetos de inovação.

 

ONS lança programa de inovação com 5 temas