Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Equatorial Energia mostrou-se surpresa com o ponto adicionado pela Aneel sobre as distribuidoras de energia abrirem a mão de disputas judiciais existentes e futuras no âmbito da consulta pública colocada para renovação das concessões. “A minuta da Aneel veio em linha com as expectativas, com apenas alguns pontos em aberto, como esse que iremos trabalhar nos próximos meses e talvez fixar melhor os prazos para alguns pontos chave no contrato”, disse o diretor de Regulação e Mercado da companhia, Cristiano Logrado, em teleconferência ao mercado nessa quinta-feira, 14 de novembro.

Sobre outra discussão com o regulador, envolvendo a necessidade de aportes em algumas concessionárias para melhoria na saúde financeira e consequentemente operacional, a informação é de que a Equatorial não tem nenhuma empresa enquadrada nesse rol, apesar de ter algumas em processo de turnaround, método que visa elevar uma corporação a um patamar de crescimento sustentável.

Curtailment

Questionado sobre as expectativas para redução nos cortes de geração conhecidos como curtailment, e que nesse último trimestre chegou a 318 MWh, frente uma geração de 567 MWh nos parques da Echoenergia, o presidente da geradora, Liu Aquino, afirmou esperar uma queda expressiva com a entrada de linhas de transmissão adicionais aumentando a exportação no Nordeste, mas sem precisar o quanto irá representar para o portfólio da companhia.

Outro ponto ressaltado e que pode ajudar na questão é a modelagem matemática das usinas em resposta ao SIN que está sendo discutida em conjunto com o ONS, tema inclusive do último painel do Brazil Windpower 2024, que aconteceu no final de outubro em São Paulo. “Assim que finalizar esperamos uma redução mais significativa do curtailment”, conclui.