fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
O CEO do Grupo Enel, Flávio Cattaneo, afirmou nesta segunda-feira, 18 de novembro, que a empresa tem interesse em renovar a concessão da sua distribuidora em São Paulo. Ele fez a afirmação durante a apresentação a analistas de mercado no Capital Markets Day e transmitido via internet.
O executivo disse que entende que toda a discussão sobre a qualidade da energia veio em meio ao processo eleitoral para a prefeitura e que esse momento acirrou os ânimos. Ele destacou que a Enel quer manter a concessionária e o foco será o de aumentar os aportes e melhorar a resiliência da rede diante de eventos climáticos. Ele lembrou que esse é um assunto que também já foi visto em outros países, mais recentemente a Espanha.
Cattaneo disse que manter a concessionária em São Paulo é uma das formas de preservar o valor da empresa. Lembrou que foi um evento de grandes proporções com mais de 3 milhões de consumidores afetados e que gerou perdas financeiras à muitos deles. Contudo, destacou que a companhia começou a implementar um plano um mês antes do ocorrido para aumentar a qualidade do serviço prestado.
“O blecaute aconteceu entre os turnos da eleição para prefeito em São Paulo e as declarações vieram nessa condição, mas não há um problema em particular”, afirmou ele, que abriu a possibilidade de antecipar a renovação do contrato, seguindo as regras do MME para esse processo.
O executivo destacou que o tempo de contrato dessas concessões demandam investimentos significativos. E afirmou que a companhia está envolvida em dialogar com os tomadores de decisão. Ressaltou ainda que redes é um dos principais pilares da companhia, lembrou que o evento de outubro não foi simples e que as redes precisam de modernização por terem cerca de 50 anos. “Esse é um problema para todos os países”, destacou.
No Brasil, a Enel detém três concessionárias, além de São Paulo, cujo contrato vence em 2028, atua no interior do Rio de Janeiro com término em 2026 e no Ceará que finaliza em 2028, esta distribuidora esteve à venda, mas teve o processo paralisado por conta da proximidade com o encerramento do contrato.
Saiba Mais:
Aneel intima Enel SP e abre processo que pode levar à caducidade da concessão