fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Eletrobras e a TIM Brasil firmaram uma parceria estratégica para o desenvolvimento de uma plataforma de negócios, com foco em múltiplas frentes, como o incentivo à energia renovável, a transformação digital dos ativos energéticos por meio da tecnologia 5G e soluções avançadas de Internet das Coisas (IoT), incluindo smart metering. A primeira iniciativa será a comercialização de energia no mercado livre, direcionada aos clientes corporativos da operadora. O projeto, voltado inicialmente para o segmento B2B, promete trazer benefícios como redução de custos e gestão energética mais sustentável para os usuários.
Diante deste cenário, as empresas deverão se posicionar de forma estratégica no mercado livre de energia elétrica, facilitando o acesso a um maior número de consumidores. Para o presidente da Eletrobras, Ivan Monteiro, a parceria está sintonizada com o objetivo da Eletrobras de se tornar uma empresa completamente voltada para o cliente, protagonista na comercialização de energia no mercado livre, que vai oferecer um ecossistema de comercialização com soluções completas e descarbonizadas para esse mercado.
Para a TIM, o acordo vem reforçar seu sólido compromisso com a agenda ESG e com a inovação, destacando a atuação da companhia no uso e incentivo de energia renovável. Segundo o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, a operadora trabalha com 100% de energia renovável desde 2021, com certificado de origem.
O memorando assinado entre as duas empresas abre caminho para outros projetos que vão além da venda de energia elétrica, como a exploração de soluções tecnológicas no âmbito de conectividade para os ativos de geração e transmissão de energia da Eletrobras, contribuindo para a adoção de processos operacionais cada vez mais digitais na companhia.